10 sinais precoces de doença da tireoide

Apesar de sua importância crucial, muitas pessoas nem sabem onde está localizada a glândula tireoide, ou o que exatamente ela faz. Não precisa mais se perguntar. A tireoide é uma pequena glândula no formato de uma borboleta, que cobre a frente de sua traqueia. Ela libera dois hormônios, chamados de T3 e T4, os quais direcionam como suas células usam a energia. A tireoide também regula o crescimento e metabolismo.

Distúrbios da tireoide são muito comuns, com cerca de 12% das pessoas do mundo sofrendo algum problema em algum momento de suas vidas. Infelizmente, mulheres são aproximadamente oito vezes mais propensas a ter problemas da tireoide do que homens. Mas o risco aumenta com a idade para todo mundo.

Doença da tireoide acontece quando os níveis do hormônio são muito baixos ou muito altos para um funcionamento apropriado. Quando os níveis são muito baixos, é chamado hipotireoidismo, níveis muito altos indicas hipertireoidismo. É importante impedir qualquer uma dessas condições. Elas são bastante tratáveis, mas quando não tratadas, podem resultar em infertilidade, doença cardíaca e doença renal.

Pelo fato de uma condição envolver muito hormônio tireoidiano e a outra muito pouco, os sintomas de cada são como dois lados de uma moeda. A seguir estão 8 pares de sintomas para ficar de olho e 2 que são os mesmos para ambas as condições. Você ficará fascinado por estes dois, os quais causam os mesmos sintomas em formas muito diferentes.

1. Sentindo-se cansado versus sentindo-se trêmulo

O hormônio liberado pela tireoide controla os níveis de energia e avisa as células quando está na hora de acordar ou dormir.  O sintoma mais comum do hipotireoidismo é se sentir cansado e estafado, independente do quanto você descanse, pois você não tem hormônio o suficiente para avisar as células de forma apropriada. Você também pode sentir desmotivação e exaustão mental, além de lentidão física.

Por outro lado, pessoas com muito hormônio tireoidiano sentem nervosismo e tremulações. Você pode ser incapaz de permanecer sentado ou se concentrar em qualquer tarefa. Isto porque suas células estão inundadas com a mensagem de vai-vai-vai. Isto também pode se manifestar na forma de ansiedade ou dificuldade de dormir.

1 of 11