6 coisas estranhas que o óleo de orégano faz ao seu corpo

Você provavelmente já gosta de orégano em todos os tipos de pratos italianos. Ele tem um sabor típico, ligeiramente mentolado e um pouquinho amargo. O orégano complementa muitas comidas, especialmente aquelas que incluem tomate. Orégano é nativo da Europa, mas atualmente é cultivado em todo o mundo devido à sua popularidade.

Você já sabe que o orégano é uma erva querida para temperar alimentos, mas você sabia que ela também é usada como remédio desde a época dos Gregos e Romanos antigos? Eles usavam orégano para tratar asma, psoríase, infecções cutâneas e tosse. Especialmente potente na forma de óleo concentrado, o orégano funciona pois contém uma quantidade poderosa de antioxidantes, e também é um agente antibiótico e antifúngico natural.

Apenas três gotas por dose pode fornecer múltiplos benefícios à saúde, seja ingerido ou aplicado topicamente. Esteja ciente de que também existem algumas advertências ao seu uso. Fique com a gente enquanto exploramos as coisas incríveis que o óleo de orégano pode fazer para seu corpo, bem como algumas precauções.

1. Matar bactéria

Orégano é um antibiótico natural devido ao seu conteúdo de carvacrol. Carvacrol é o antioxidante fenol mais abundante encontrado no óleo de orégano, e é conhecido por impedir o crescimento de vários tipos diferentes de bactérias. Staphylococcus aureus é um exemplo. Essa bactéria é muito comum e causa doenças, incluindo intoxicação alimentar e infecções cutâneas. Mas, você não deve brincar com essa bactéria – em casos extremos, ela pode ser fatal.

Estudos estão começando a examinar os efeitos do óleo de orégano nos estafilococos. Em camundongos, 43% dos animais infectados que receberam apenas óleo de orégano para tratar a infecção sobreviveram por mais de 30 dias. Isso quase corresponde a uma taxa de sobrevida de 50% dos camundongos tratados com antibióticos.

Mais pesquisas em humanos são necessárias, mas esta é uma área bastante promissora, pois estudos iniciais sugerem que o óleo de orégano também pode ser eficaz contra bactérias como Pseudomonas aeruginosa e E. coli, que podem se tornar resistentes a antibióticos. O problema iminente de resistência antibiótica deve ser levado a sério, visto que ameaça nos deixar vulneráveis à morte por doenças antes curáveis.

1 of 7